Se você acha que possui esse transtorno ou está mais ansioso(a) que o habitual, e não sabe como lidar, o que fazer, e quer saber mais sobre o assunto. Esse post é para você! vou te mostrar alguns sinais importantes, e ainda vou te passar algumas dicas que irá te ajudar em momentos de crises. Então leia até o final, que você não vai se arrepender!
Olá, Eu Sou Milene Vilas Boas, PSICÓLOGA. sejam muito bem-vindos ao meu BLOG.
Resolvi escrever de forma bem descontraída, sobre esse tema que afetam muitas pessoas ao redor do mundo: Ansiedade. Mesmo sendo um transtorno bem conhecido, infelizmente ainda existem muito preconceito sobre ele.
MAS AFINAL O QUE É ANSIEDADE?
A ansiedade é uma emoção natural e adaptativa que nos impulsiona. é uma condição de saúde mental que pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. Ela pode ser considerada normal, quando é proporcional à situação vivenciada e de forma temporária. Por exemplo, quando você precisa fazer um apresentação ou uma prova importante. Normalmente você começa a se sentir ansioso e agitado. Quando você consegue se programar e essa entrega acontece, passam todas essas sensações.
Essa é a ansiedade natural, e boa. ela nos ajuda a lidar com desafios e a nos preparar para enfrentar ameaças. O problema começa quando essas sensações ocorrem em excesso ou de uma forma traumática.
SINAIS QUE SUA ANSIEDADE ESTÁ FORA DE CONTROLE:
Coração acelerado
Respiração curta
Medo constante
Insônia
Pensamentos repetitivos
Além dos sintomas físicos, também aparecem:
Preocupação excessiva
Sensação de que algo ruim vai acontecer
Irritabilidade
Dificuldade de concentração
COMO SEI QUE DEVO PROCURAR AJUDA?
Quando esse excesso se tronar recorrente e causar prejuízo significativo no dia a dia.
Muitas pessoas que tem ansiedade se sentem mais angustiados justamente por não entenderem o motivo das crises. É importante buscar ajuda profissional quando os sintomas de ansiedade interferirem significativamente na qualidade de vida, nas relações interpessoais, no desempenho acadêmico ou profissional.
O tratamento pode incluir terapia, as vezes é necessário medicação, técnicas de relaxamento e mudanças no estilo de vida para reduzir o estresse. Como em uma relação, ela precisa de limites. A psicoterapia é um passo importante para entender e aprender a gerenciar melhor esses sentimentos. Existem várias estratégias para lidar com a ansiedade, incluindo técnicas de relaxamento, exercícios físicos ou meditação.
VOCÊ NÃO PRECISA DE PASSAR POR NADA SOZINHO.
SOU PSICÓLOGA E ESTOU AQUI PARA TE AJUDAR!
Agende sua sessão de psicoterapia!