Se você recebeu o diagnóstico de Transtorno de ansiedade ou acha que possui esse transtorno, e não sabe como lidar, o que fazer, e quer saber mais sobre o assunto. Esse post é para você! vou te explicar tudo sobre ansiedade, te mostrar que existe um lado bom dela, e ainda vou te passar algumas dicas que irá te ajudar em momentos de crises. Então leia até o final, que você não vai se arrepender!
Olá, Eu Sou Milene Vilas Boas, PSICÓLOGA. sejam muito bem-vindos ao meu BLOG.
Resolvi escrever de forma bem descontraída, sobre esse tema que afetam muitas pessoas ao redor do mundo: Ansiedade. Mesmo sendo um transtorno bem conhecido, infelizmente ainda existem muito preconceito sobre ele.
A ANSIEDADE TEM UM LADO BOM? MAS AFINAL O QUE É ANSIEDADE?
A ansiedade é uma emoção natural e adaptativa que nos impulsiona. é uma condição de saúde mental que pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. Ela pode ser considerada normal, quando é proporcional à situação vivenciada e de forma temporária. Por exemplo, quando você passa por um momento de muita pressão no trabalho, seu chefe te pede algo mais complexo que o habitual ou com prazo curto de entrega. Normalmente você começa a se sentir ansioso e agitado. Quando você consegue se programar e essa entrega acontece, passam todas essas sensações.
Essa é a ansiedade natural, e boa. ela nos ajuda a lidar com desafios e a nos preparar para enfrentar ameaças. Todos nós a experimentamos em situações de perigo, estresse ou incerteza. Sem a Ansiedade não conseguiríamos nem sair da cama. ENTÃO SIM ELA É BOA, ela é NECESSÁRIA.
O problema começa quando essa sensação de luta ou fuga ocorre em excesso ou de uma forma traumática. Aí é onde se torna em um transtorno de Ansiedade. Ela pode se manifestar de várias formas, como preocupação excessiva, nervosismo, medo intenso, dificuldade de concentração, entre outros sintomas que podem afetar as atividades diárias e os relacionamentos de uma pessoa.
ACHO QUE TENHO ANSIEDADE, O QUE DEVO FAZER? COMO SEI QUE DEVO PROCURAR AJUDA?
Quando esse excesso se tronar recorrente e causar prejuízo significativo no dia a dia.
Muitas pessoas que tem ansiedade se sentem mais angustiados justamente por não entenderem o motivo das crises. É importante buscar ajuda profissional quando os sintomas de ansiedade interferirem significativamente na qualidade de vida, nas relações interpessoais, no desempenho acadêmico ou profissional.
O tratamento pode incluir terapia, as vezes é necessário medicação, técnicas de relaxamento e mudanças no estilo de vida para reduzir o estresse. Como em uma relação, ela precisa de limites. A psicoterapia é um passo importante para entender e aprender a gerenciar melhor esses sentimentos. Existem várias estratégias para lidar com a ansiedade, incluindo técnicas de relaxamento, exercícios físicos ou meditação.
DICAS PARA TE AJUDAR EM MOMENTOS DE CRISE DE ANSIEDADE
1. TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO:
A técnica de respiração consiste em praticar respirações lentas e profundas. Ela ajuda a acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade. Faça esse processo por no mínimo 2 minutos ou até conseguir se acalmar.
É importante que você se concentre em sua respiração e tire o foco de seus pensamentos e sentimentos.
2. MUDAR A POSIÇÃO CORPORAL:
A crise tem a tendência de atrapalhar sua respiração. Então se estiver sentada ou deitada, levante-se. Estique o corpo e se alongue. Se precisar, de uma volta de um cômodo ao outro. Se por acaso não puder sair de onde está, apenas levante a cabeça e arrume sua postura corporal. Na maioria das vezes quando estamos em crise, costumamos nos arcar. Isso acaba dificultando ainda mais a respiração. Com a mudança de posição e postura, você conseguirá respirar melhor levando oxigênio ao cérebro e assim conseguirá sair do transe emocional, nem que seja por apenas alguns segundos. Te dando a chance de pensar com um pouco mais de clareza.
VOCÊ NÃO PRECISA DE PASSAR POR NADA SOZINHO.
SOU PSICÓLOGA E ESTOU AQUI PARA TE AJUDAR!
Agende sua sessão de psicoterapia!